Na noite de ontem, 3 de setembro de 2025, a Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Aprovação de Projetos, mediou uma reunião voltada às entidades de classe, incluindo organizações empresariais, com a finalidade de apresentar as propostas para a revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). O encontro ocorreu na sede da OAB de Bauru.
Esta iniciativa faz parte da quarta rodada de encontros — que incluem tanto os setores urbanos quanto rurais — com audiências públicas finais agendadas para os dias 23 e 24 de setembro. O processo, conduzido desde o ano passado, contou com oficinas técnicas e suporte da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP).
Dentre os representantes do setor empresarial, o Sr. Walace Garroux Sampaio, presidente do Sincomércio Bauru e Região, compareceu à reunião representando os interesses dos comerciantes da região central de Bauru. Durante sua participação, ele reiterou duas propostas já apresentadas voltadas à fortalecer a região central, estimulando a atração de novos moradores e investimentos.
O presidente do Sincomércio propôs a adequação da legislação municipal para permitir a construção de moradias verticais na área central da cidade, com o objetivo de promover o repovoamento da região e, com isso, incentivar a circulação de pessoas e a revitalização do comércio local. A proposta visa seguir as tendências modernas de urbanismo sustentável e revitalização de centros urbanos. A presença contínua de pessoas na região confere maior segurança e sinergia entre vida urbana e atividade econômica.
Para viabilizar esse plano, outra proposta apresentada por ele foi a de incentivo tributário durante a fase de construção, isentando as construtoras do recolhimento de IPTU e ISS durante o período de edificação dos empreendimentos. O objetivo é reduzir o custo inicial dessas obras, tornando-as mais viáveis economicamente e acelerando o processo de instalação de novos imóveis no centro urbano.
“A reunião foi mais um passo no processo de revisão do Plano Diretor de Bauru. É muito importante apresentar contribuições objetivas ao debate sobre o futuro urbano da nossa cidade. Conheço as demandas dos comerciantes da região central da cidade e, por isso, apresentei propostas que refletem uma visão que busca conciliar desenvolvimento urbano, planejamento sustentável e incentivo ao comércio local”, conclui Sr. Walace.