Saiba o que fazer se o boleto atrasar por causa da greve dos caminhoneiros

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou orientações para os consumidores que deixarem de receber boletos de pagamento por conta da greve dos caminhoneiros.

De acordo com a entidade, os interessados deverão procurar diretamente as concessionárias ou as empresas emissoras das cobranças para solicitar a segunda via de cada documento e não perder o prazo de vencimento.

De acordo com a entidade, em caso de atraso no pagamento, os consumidores devem tentar negociar a isenção de encargos cobrados diretamente com as empresas emissoras (escolas, clubes, condomínios etc.) e as concessionárias (água, luz, gás e telefone).

Segundo a Febraban, os bancos recebedores desses boletos apenas cumprem o que está estabelecido em contrato.

Outra alternativa para pagar a cobrança em dia é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa cedente do boleto.

O cliente deve pedir o número do código de barras da fatura. Com isso, pode fazer o pagamento por meio de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou correspondentes bancários (supermercados, casas lotéricas e agências dos Correios).

A Febraban lembra, também, que os clientes bancários dispõem do Débito Direto Autorizado (DDA), que elimina a necessidade do boleto impresso. Essas cobranças podem ser visualizadas em uma página virtual, com seus respectivos valores.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/economia/ crédito da foto: reprodução da internet